By 3 de abril de 2017

A 57ª Exposição Estadual de Minas Gerais do Cavalo Mangalarga Marchador aconteceu entre os dias 30 de março e 1º de abril, no parque de exposições Camaru em Uberlândia-Mg, com participação de mais de 100 animais. Os vencedores das 30 categorias julgadas nos três dias receberam R$ 20 mil em prêmios, além de se classificarem para a Exposição Nacional da raça que acontecerá no mês de julho, em Belo Horizonte.

O título de melhor criador/expositor foi conquistado em Uberlândia por Antônio Renato Venceslau Rodrigues da Cunha, do Haras AR, de Uberaba-MG. O animal Campeão dos Campeões de Marcha na exposição foi Demente EMP, do expositor Luciano Martins Andrade, do Haras EMP, do município de Nova Serrana-Mg. Já entre as fêmeas, a Campeã das Campeãs de Marcha foi Tesoura DBG, do expositor Thiago de Souza Vaz, do Haras H.S.V., de Uberlândia-Mg. Os resultados completos da exposição podem ser conhecidos no site www.3barras.com.br.

A prova foi organizada pelo Núcleo Marchadores do Triângulo e Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), em parceria com o Sindicato Rural de Uberlândia. Para Jonas Oliveira, diretor de eventos da ABCCMM, a exposição retornou para Uberlândia em 2017 pelo grande potencial que a região tem para o criatório do Mangalarga Marchador. “Esta é uma região forte na pecuária e o parque oferece estrutura com pistas amplas e gramadas para os julgamentos, estrutura de arquibancadas e baias que são importantes para que possamos fazer uma exposição forte e premiada”, disse. “Este é um evento realizado pelo Núcleo Marchadores do Triângulo que tem um grande apoio do Sindicato Rural com empenho de seu vice-presidente Gustavo Galassi”, concluiu.

Para Sidney Pimenta Alvim, presidente do Núcleo Marchadores do Triângulo a estadual foi feita novamente em Uberlândia a pedido no Núcleo por ser uma área onde a raça tem se expandido muito nos últimos anos com crescimento significativo no número de criadores. “Esse ano a competição repetiu o sucesso de 2016 com animais de excelente nível, o que reforça a possibilidade de mantermos a estadual na cidade em 2018”, afirmou. “Um dos fatores que favorecem a vinda da estadual pra cá está vinculada a estrutura excelente que temos no parque, além da facilidade de acesso para regiões de São Paulo, Belo Horizonte e Brasília”, concluiu o presidente do Núcleo.

Os árbitros escalados para a competição deste ano foram Roberto Alves Ribas e Breno Correa e Castro, que julgaram morfologia e andamento, respectivamente. A coordenação dos trabalhos em pista foi feita pela 3 Barras Promoções, com admissão dos animais feita por Bethoven Magalhães.

 

Os Grande Campeões da 57ª Exposição Estadual de Minas Gerais do Cavalo Mangalarga Marchador foram:

 

Grande campeã jovem da raça

Animal: Califórnia H.S.V.

Expositor: Thiago de Souza Vaz – Haras H.S.V. – Uberlândia – Mg

 

Grande campeã adulta da raça

Animal: Tesoura DBG

Expositor: Thiago de Souza Vaz – Haras H.S.V. – Uberlândia – Mg

 

Grande campeão adulto da raça

Animal: Xavante Fórum

Expositor: Vicente Bretz da Silva – Haras Fórum – Pedro Leopoldo – Mg

 

Campeã das campeãs de marcha

Animal: Tesoura DBG

Expositor: Thiago de Souza Vaz – Haras H.S.V. – Uberlândia – Mg

 

Campeão dos campeões de marcha

Animal: Demente EMP

Expositor: Luciano Martins Andrade – Haras EMP – Nova Serrana – Mg

 

Informações e resultados completos: www.3barras.com.br