By 4 de abril de 2023

A 10ª edição da Feira do Agronegócio Mineiro recebeu cerca de 100 mil visitas em 4 dias; mais de 300 expositores estiveram presentes no parque de exposições Camaru

 

O Sindicato Rural de Uberlândia, entidade responsável pela realização da Femec – Feira do Agronegócio Mineiro – divulgou no último dia de feia (24/3) os números da 10ª edição do evento. O volume de negócios gerados a partir das vendas dos 300 expositores presentes no parque foi de aproximadamente R$ 2,4 bilhões. Os dados de movimentação financeira são do Instituto Veritá e foram revelados após entrevistas feitas com 700 participantes. Ainda segundo o instituto de pesquisa, o valor total de negociações oriundas da Femec 2023 poderá chegar a R$5 bilhões até o final de 2023, levando em conta que 73,6 % dos expositores afirmaram que o maior volume de vendas é fechado após os dias de feiras. A Femec – Feira do Agronegócio Mineiro – foi realizada entre os dias 21 e 24 de março de 2023 no parque de exposições Camaru, com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal e apoio do Sistema Faemg Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Prefeitura de Uberlândia e Governo de Minas.

O público visitante da Femec 2023 em quatro dias foi superior a 100 mil pessoas. De acordo com o levantamento do Instituto Veritá, cerca de 70% dos produtores rurais que passaram pelo local vieram de outros municípios e de outros estados. Dos produtores ouvidos pela pesquisa, 99% indicariam a Femec para um amigo e 98% avaliam como ótimo ou bom o horário da feira, a quantidade e variedade de expositores e o atendimento dispensado por parte dos expositores.

A pesquisa ouviu também expositores e visitantes. O levantamento feito com visitantes mostrou que 97,2% avaliaram como ótima ou boa a estrutura da feira nos quesitos de organização e limpeza. Já 99% disseram que pretendem participar da Femec 2024 e 80% disseram que a Femec 2023 foi melhor que a 2022. Cerca de 23% das pessoas responderam que estiveram presentes na Femec pela primeira vez, o que confirma o seu crescimento em público e volume de negócios. As instituições financeiras presentes na feira foram essenciais para a concretização dos negócios.

A Femec se tronou a principal referência em Minas Gerais para mostra e comercialização de produtos da indústria de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas. Além disso, setores de máquinas para construção civil; veículos, tanto os de passeio como os de carga e off-road; náutica e energia fotovoltaica completaram o mix de produtos que estavam disponíveis para o produtor rural. O levantamento feito pelo Instituto Veritá com expositores mostrou que 99,3% avaliaram como importante ou muito importante a participação da empresa na Femec 2023 e 91,2% afirmou que a Femec correspondeu às expectativas.

No setor de pecuária a Femec 2023 apresentou exposições e julgamentos das raças Gir Leiteiro, com realização de torneio leiteiro, Girolando; Nelore, que trouxe para Uberlândia uma etapa do Circuito Ouro e Senepol, que realizou mostra de animais e atividades com associados e criadores.

O tema da feira esse ano foi Agro ESGProdução Sustentável que Valoriza Pessoas. A sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) é o que o mercado está buscando, ou seja, boas práticas de gestão voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial. De modo geral, o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração. Nesse sentido foram organizados painéis e palestras durante a feira. Entre eles estiveram o Painel Um e Meio Grau, para conectar conhecimento e prática com as maiores lideranças do setor privado. Os painelistas apresentaram práticas que podem render bônus aos produtores, ampliar a competitividade da agropecuária nacional e contribuir para um mercado cada vez mais sustentável e vantajoso para o país. Na programação aconteceu ainda o 3º Encontro de Mulheres Mineiras do Agronegócio, com participação da jornalista Kellen Severo, especialista em economia e agronegócio e o painel Mercado – Construindo Valor no Agro, com Marcos Fava Neves – o Doutor Agro.

O Sindicato Rural de Uberlândia busca inovações e formas para receber o expositor e os visitantes cada vez melhor. No quesito alimentação foram feitos investimentos para oferecer alternativas de maior qualidade com opções de cardápios com carnes grelhadas, massas e serviço de buffet. Em 2024 a expectativa do Sindicato Rural de Uberlândia é a de receber ainda com mais qualidade expositores e visitantes.