By ascom@camaru.org.br 14 de julho de 2025
A Aliança para a Inovação no Agronegócio de Uberlândia (AIA) realiza, no próximo dia 24 de julho, o workshop “Frete alto, preço baixo! Como se proteger nessa balança?”, que vai discutir de forma prática como a logística impacta diretamente a competitividade do agronegócio regional. O evento acontece das 18h30 às 21h, na Casa do Criador, no Parque Camaru (Av. Juracy Junqueira de Rezende, 100 – Bairro Pampulha, Uberlândia-MG). A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo Sympla neste link http://bit.ly/46DGn9M
O objetivo é apresentar os principais desafios e estratégias relacionados ao frete rodoviário, estrutura de custos logísticos e comentar sobre o acompanhamento e proteção de preços (hedge) para produtores rurais e demais agentes do agronegócio. A programação inclui uma mesa redonda com profissionais do setor: Felipe Falleiros, diretor de Logística e Originação da Aliança Agrícola do Cerrado; Filipe Cardoso, executivo em Agronegócios da Senior Sistemas; Marcelo Amorim, gerente de Originação de Insumos da ADM para Minas, São Paulo e Goiás; e mediação de Maurício Lemos, sócio cofundador da Sapiens Agro.
O workshop é direcionado a produtores rurais, gestores de operações agrícolas, representantes de tradings, indústria de insumos, profissionais de instituições de ensino e pesquisa e profissionais de tecnologia para agronegócio, interessados em compreender de forma mais profunda o papel da logística na formação dos preços das commodities.
O evento conta com apoio do Sindicato Rural de Uberlândia, que tem entre seus pilares promover iniciativas que fomentem negócios e aprimorem as condições de produção no campo. Para a diretora do Sindicato Rural, Cristiane Castro, “a realização de encontros como este contribui diretamente para levar mais conhecimento técnico ao produtor, apoiar decisões estratégicas e, principalmente, melhorar a rentabilidade e a competitividade da nossa agropecuária”.
A iniciativa integra as ações da AIA, que busca conectar diferentes atores do ecossistema agroindustrial, promovendo conhecimento, inovação, sustentabilidade, digitalização e bioeconomia no Triângulo Mineiro. Segundo Mauricio Lemos, um dos organizadores, e que será mediador da mesa redonda, “a AIA promove integração e capacitação para o setor do agronegócio em Uberlândia. Temas como logística e precificação de commodities, debatidos por profissionais de diferentes elos da cadeia, contribuem para o acompanhamento da formação de preços e apoiam a tomada de decisões no setor.”
Serviço:
Workshop “Frete alto, preço baixo! Como se proteger nessa balança?”
Data: 24 de julho de 2025 (quinta-feira)
Horário: 18h30 às 21h
Local: Casa do Criador – Parque Camaru (Acesso pelo portão principal) – Av. Juracy Junqueira de Rezende, 100 – Bairro Pampulha, Uberlândia-MG
Sobre a AIA
A Aliança para a Inovação no Agronegócio de Uberlândia (AIA) é uma iniciativa interinstitucional voltada a conectar empresas, produtores, instituições de pesquisa e gestores públicos, impulsionando a geração e a difusão de conhecimento no ecossistema agroindustrial regional. Sua atuação está organizada em quatro pilares estratégicos: Inovação Aberta, para fomentar a cocriação de soluções e o compartilhamento de dados e tecnologias; Sustentabilidade, incentivando boas práticas agrícolas e redução de impactos ambientais; Digitalização, apoiando o uso de ferramentas digitais para gestão integrada da produção e logística; e Bioeconomia, promovendo o desenvolvimento e a aplicação de bioinsumos e soluções biotecnológicas. Com foco na articulação de projetos, fortalecimento de relações institucionais e qualificação técnica, a AIA contribui para tornar Uberlândia referência em inovação e competitividade no agronegócio.