By ascom@camaru.org.br 13 de novembro de 2025
A equipe Verde Safra, de Uberlândia, conquistou o primeiro lugar da 3ª Maratona Faemg Jovem, iniciativa do Sistema Faemg Senar que envolve os jovens mineiros em desafios que promovam inovação, liderança e fortalecimento do agro. A premiação ocorreu durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte, na última semana.
Com o tema “Conexão Campo-Cidade”, esta edição contou com a participação de 504 jovens, entre 18 e 30 anos, distribuídos em 54 equipes. Ao longo dos últimos meses, todos participaram de capacitações para aprimorar habilidades inerentes a liderança e se aprofundaram em questões que envolvem a agropecuária mineira, além de desenvolver ações e projetos inovadores em busca de soluções para desafios de suas regiões.
Formada por 10 estudantes de Agronomia, a equipe de Uberlândia apostou em iniciativas como o Verde Safra Conecta, para desmistificar assuntos do agro; o Conexão Campo Cidade, explorando histórias do campo por meio de entrevistas e conteúdos audiovisuais acessíveis; além de visitas guiadas, doação de mudas, entre outras ações. “Participar da 3ª Maratona Faemg Jovem foi uma das experiências mais marcantes da minha trajetória. Viver tudo isso levando o nome da nossa Empresa Júnior me fez perceber o quanto crescemos, evoluímos e nos fortalecemos como equipe. Cada desafio apresentado durante a maratona foi uma oportunidade de aprendizado e superação. Trazer esse prêmio para o Sindicato Rural de Uberlândia e para o IFTM campus Uberlândia foi a prova de que todo esforço valeu a pena”, disse a presidente da Verde Safra, Jéssica Rezende.
Os outros membros da Verde Safra são: Thayna Cristina Bento, Matheus Pires, Alexandra Cunha, Elisabeth Soares, Pedro Henrique, Jordana Silveira, Igor Malaquias, Isadora Tannús e Carlos Eduardo. As equipes vencedoras receberam prêmios, acesso a missões técnicas e mentorias especializadas em liderança. Além da equipe de Uberlândia, que recebeu R$ 7 mil e outros prêmios, os grupos de Salinas e Pará de Minas garantiram o 2º e o 3º lugares.
“O agro precisa do jovem. O jovem é o nosso futuro, tanto dentro das propriedades quanto no sistema sindical. O encontro é um momento de mostrar a eles a força deste sistema, e a maratona contribui para aproximá-los dos sindicatos rurais lá na ponta. Nosso foco é a liderança e a sucessão rural e estamos trabalhando nessa construção”, enfatizou a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação, Silvana Novais.
No Maratona Faemg Jovem, as equipes são organizadas por meio do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) da região. Durante a competição, os times participam de desafios, com avaliação baseada na execução e no impacto das iniciativas propostas.