Confinamento para o gado de leite

O Compost Barn é uma modalidade de confinamento que vem sendo utilizada para o gado leiteiro em propriedades rurais brasileiras desde 2011 como sistema alternativo ao conhecido free stall, onde vacas são mantidas em espaços reduzidos. No caso do Compost Barn há uma grande área coberta onde as vacas leiteiras podem se alimentar, descansar, além de circularem pelo ambiente em meio aos outros indivíduos.

O manejo melhora o conforto e o bem estar de vacas leiteiras gerando maior produtividade e sem interferência na qualidade do leite, um grande gargalo do rebanho especializado em regiões tropicais. A particularidade do Compost Barn é o uso da “cama” orgânica de palha de arroz, serragem ou material similar para cobrir o piso do estábulo, que posteriormente vira adubo.

De acordo com informações da Embrapa, cerca de 300 produtores brasileiros já optaram pelo Compost Barn atraídos por resultados ligados ao manejo do rebanho, ao aumento da produtividade e à saúde dos animais. O médico veterinário Dr. Alessandro de Sá Guimarães, pesquisador da Embrapa Gado de Leite na área de Saúde Animal e Qualidade do Leite, explica que o galpão, quando bem projetado e construído, pode oferecer conforto e permite a expressão do potencial produtivo do rebanho, com reflexo significativo na produtividade e reprodução. “Quanto à qualidade do leite, tudo indica que o composto bem manejado, não traz problemas para qualidade do leite, e um dos principais parâmetros práticos a ser avaliado na sala de ordenha é o escore de sujidade de úbere e pernas dos animais, que possuem relação direta com o manejo da cama, que deve ser revirada no mínimo duas vezes ao dia”, afirma.

O sistema pode ainda viabilizar negócios em propriedades menores, pois a estrutura oportuniza aos pequenos produtores uma alternativa para elevar a produtividade do rebanho. De acordo com o pesquisador da Embrapa, a experiência mostra que rebanhos com aproximadamente 70 a 80 vacas em lactação especializadas para produção de leite e que tenham maquinário disponível para revirar a cama do composto, podem viabilizar o galpão de Compost Barn. “Algumas propriedades com esse número de animais em lactação que criavam os animais em piquetes e que confinaram em galpão de composto tiveram melhorias significativas na produtividade e nos índices reprodutivos em função do conforto animal, padronização da nutrição e manejo em geral”, disse.

Atualmente a Embrapa está executando um projeto com avaliação em quatro propriedades dos parâmetros quanto à qualidade do leite, índices reprodutivos, avaliação de conforto animal e das propriedades físico-químicas da cama, cujos resultados serão divulgados em breve. O método concilia a produção e o meio ambiente, visto que se baseia na ação de microrganismos que utilizam a matéria orgânica como substrato.

O Compost Barn pode ainda oferecer maior higiene para o rebanho, contribuir para a redução de problemas de perna e casco, diminuir a contagem de células somáticas (CCS), aumentar a detecção de cio e a produção de leite e diminuir o odor e incidência de moscas. No município de Monte Alegre, o produtor rural e agrônomo João Carlos Semenzini implantou a modalidade em 2014. A propriedade mantém 200 vacas em lactação em Compost Barn com produção média diária de 27 litros de leite/dia por animal. “A principal vantagem desse sistema é que a produção média se mantém estável durante todo o ano. O índice de infecção por mastite também cai significativamente, o que não quer dizer que o produtor deva deixar de fazer os procedimentos de pré e pós ordenha”, disse. Além disso, Semenzini ressalta que o substrato produzido pela cama é um adubo de excelente qualidade. O custo de implantação do sistema de pode ser 50% mais barato do que um free stall. A expectativa é que o sistema pronto custe entre R$ 3.500 e R$ 4.500,00 por vaca.

 

Informações sobre o Compost Barn podem ser obtidas na Embrapa Gado de Leite, pelo e-mail  alessandro.guimaraes@embrapa.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 8 =