Nota oficial da ABQM

A força do cavalo na economia do Brasil não vem da maçã, e ultrapassa 3 milhões de pessoas, entre criadores, proprietários e trabalhadores

Na última terça-feira (20/03), durante ato em Nova Santa Marta (RS), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou: “estou cansado de ver cavalo comendo maçã”. A ABQM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha – a maior entidade equina do país, reprova e rejeita esse tipo de concepção, que transmite uma falsa e equivocada visão do produtor rural, que além de maçã, produz todo o tipo de alimento que serve diariamente a mesa de mais de 200 milhões de brasileiros.

Para nós, a afirmação também é fruto de desconhecimento quanto à importância da criação de cavalos para o país, que possui a quarta maior tropa de equinos do mundo. De acordo com a Federação Internacional da Agricultura (FAO), o Brasil tem 5.496.817 animais, que além de capim, se alimentam de sal mineral e ração, produzidas por muitas empresas que geram milhares e milhares de empregos, e contribui significativamente para o agronegócio em todas as regiões do Brasil.

Cabe ressaltar ainda, que o setor fatura R$ 16 bilhões por ano, emprega cerca de 3 milhões de pessoas e cresceu 12% em 10 anos. Esse número é reflexo do alto investimento em melhoramento genético, nutrição, medicamentos, além da ocupação de veterinários, nutricionistas, treinadores e muitos outros profissionais. E a perspectiva é de que o mercado nacional permaneça aquecido e em crescimento constante.
Por fim, reiteramos que sendo uma associação de raça, onde convivem em paz e fraternalmente milhares de associados criadores, proprietários, competidores e trabalhadores, somos contra a radicalização de qualquer espécie, que nada contribui para as soluções que o Brasil e os brasileiros tanto clamam e necessitam.

São Paulo, 21 de março de 2018.

Edilson de Siqueira Varejão Júnior
Presidente da Diretoria Executiva da ABQM

Sérgio Ricardo Pulzatto
Presidente do Conselho de Administração da ABQM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =