Prefeitura inicia instalação de câmeras de videomonitoramento na zona rural de Uberlândia

Iniciativa visa implantação de 84 câmeras em pontos estratégicos para aumentar a segurança da população

Sempre preocupada com a segurança da população, a Prefeitura de Uberlândia deu início à instalação de câmeras do sistema de videomonitoramento na zona rural do município. O projeto, desenvolvido em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e o Sindicato Rural de Uberlândia, está em fase inicial de implantação dos equipamentos e atenderá pontos estratégicos de distritos, comunidades e estradas vicinais.

“A instalação das câmeras de videomonitoramento reforça nosso empenho em oferecer mais segurança para as pessoas que estão nas localidades rurais de Uberlândia. Essa é mais uma parceria que desenvolvemos junto à Polícia Militar e ao Sindicato Rural do município para fortalecer as ações estratégicas no combate a crimes contra a integridade de nossos cidadãos, seja ela física, moral ou material”, contou o prefeito Odelmo Leão.

Nesta primeira etapa, estão sendo preparados, por profissionais da Secretaria Municipal de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, os 20 locais que receberão as primeiras 84 câmeras. A empresa licitada Método System executou, nos últimos dias, as fundações e bases que servirão de suporte para a colocação dos novos equipamentos. Após a conclusão das instalações, previstas para o fim do mês de setembro, as câmeras de monitoramento serão utilizadas para a identificação de placas de veículos, captação e processamento de imagens de alta resolução.

“Esse compromisso firmado pelo prefeito Odelmo Leão garantirá ainda mais sensação de segurança às pessoas que vivem ou que têm propriedades e negócios na área rural. Por meio da instalação dessas câmeras, as forças de segurança receberão uma contribuição a mais nos trabalhos de elucidação de furtos, roubos e crimes diversos que, por vezes, afetam não somente o centro urbano do nosso município”, destacou o secretário de Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, Ivan Nunes.

Conforme ordem de serviço assinada pelo prefeito Odelmo Leão, no fim de maio deste ano, 39 equipamentos farão leituras de placas; 43 câmeras, de alta resolução, auxiliarão na análise de dados; e outras duas, do tipo “olho vivo”, serão utilizadas para monitorar ativamente o que acontece na zona rural.
Mais segurança

        A expansão do sistema de videomonitoramento para a zona rural é uma nova proposta de ação da Prefeitura, junto à Polícia Militar, para garantir ainda mais segurança e qualidade de vida para as pessoas. O sistema, que já funciona na área urbana de Uberlândia, contribuindo com a redução da criminalidade, passará a fazer parte do cotidiano de quem vive, visita e/ou produz no meio rural.

Outra ação da Prefeitura em prol da segurança da zona rural foi a adoção do Cartão do Produtor Rural, que possibilita melhor localização das propriedades rurais. Nele, estão dados como as coordenadas geográficas e código de cada propriedade, o que permite um atendimento mais ágil em casos de registros de ocorrências. A iniciativa, em benefício da segurança na área rural do município, é mais uma a integrar a parceria entre administração municipal, Polícia Militar e Sindicato Rural de Uberlândia.

Fonte: SECOM/PMU
19/07/2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 + três =