Vacinação antirrábica começa dia 16 de agosto na zona rural

Por Hismênia Keller Ascom/PMU

A partir do dia 16 de agosto começa a 33ª Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos em Uberlândia. A ação inicial acontecerá na zona rural, com sete equipes de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorrendo propriedades, fazendas e chácaras do município até o dia 15 de setembro. A estimativa é que 12 mil animais sejam imunizados neste período. Os donos de cães e gatos que moram na área urbana poderão participar da campanha em outra etapa, prevista para iniciar no dia 23 de setembro.

 

O que é a raiva e como funciona a imunização

 

Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período. A raiva é uma doença de origem animal, perigosa para os humanos. Por isso a prevenção é tão importante, conforme explica a coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lílian Vieira de Andrade. “Estamos falando de uma doença que é 100% letal e que a única forma de prevenção é a vacinação dos animais. Então pedimos aos donos que nos deixem entrar nas propriedades para garantirmos o sucesso desse trabalho preventivo”, disse.

 

A coordenadora ressalta ainda que o animal que não puder receber a dose agora basta o proprietário procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para aplicação quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes.

 

Além disso, os moradores da zona rural que estiverem com dúvidas sobre a campanha ou em relação ao acesso dos agentes para garantir a vacina na propriedade também podem entrar em contato com o CCZ e verificar a previsão das visitas dos agentes de zoonoses na localidade. “É importante que os proprietários fiquem atentos às visitas. Nossos profissionais estarão devidamente uniformizados e identificados com crachá”, expôs Lílian.

 

Trabalho permanente

 

O trabalho do Programa de Controle da Raiva é contínuo e tem 100% de acompanhamento. Permanentemente, são realizadas ações de orientação, bloqueio e monitoramento do vírus na zona urbana, além de um posto de vacinação no CCZ – resultado que deixa Uberlândia há 30 anos sem registros da doença em cães e gatos.

 

Fique ligado!

 

Os cães e gatos infectados pelo vírus transmissor da raiva apresentam agressividade repentina, dificuldade em engolir alimentos e ingerir água, em alguns casos paralisia muscular, pois é causada por um vírus que compromete o Sistema Nervoso Central.

Por se tratar de uma doença que não tem cura, a morte do animal acontece, em média, de cinco até sete dias após as manifestações dos sintomas. A raiva é transmitida por lambeduras, mordeduras, arranhaduras e secreções dos animais contaminados.

 

Segundo a coordenadora, ao ser ferido por qualquer animal é importante que o cidadão busque ajuda médica. “Hoje a unidade de saúde de referência no município é a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Martins, onde uma equipe fará a avaliação e tomará as medidas necessárias de acordo com cada caso”, explicou Lílian.

 

 

O quê? 33ª Campanha de Vacinação Antirrábica

Quando? De 16 de agosto a 15 de setembro

Onde? Toda a zona rural de Uberlândia

Mais informações: (34)3213-1470 ou (34) 3213-8114

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 2 =