Campanha de vacinação contra febre aftosa vai até 31 de maio

 Declarações de imunização deverão ser feitas até 10 de junho para a primeira etapa

Começou na última terça-feira (1º) e vai até dia 31 de maio, em Minas Gerais, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Febre Aftosa. Neste período devem ser vacinados todos os bovinos e bubalinos independente da idade. As declarações de imunização são obrigatórias e deverão ser feitas até 10 de junho, necessariamente pelo site www.ima.mg.gov.br para rebanhos acima de 100 cabeças. Os demais, com número menor de animais, podem recorrer ao escritório do IMA.

O produtor que não vacinar seu rebanho estará sujeito a multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, o equivalente a R$ 81,25 por cabeça. Já o produtor que não fizer a declaração de vacinação do seu rebanho estará sujeito a multa de 05 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal. Outras informações sobre aquisição, transporte e conservação das vacinas podem ser obtidas no link http://www.ima.mg.gov.br/sanidade-animal/febre-aftosa ou pelo telefone (34) 3226 6218.

A segunda etapa da campanha acontece de 1º a 31 de novembro quando deverão ser vacinados  bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. O prazo para declaração desta etapa é até 10 de dezembro.

De acordo com informações do portal do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) a expectativa do órgão é de que todo o rebanho, estimado em 23,6 milhões de bovinos e bubalinos, seja imunizado até o dia 31 de maio. A vacinação é a única forma de proteger os animais contra a doença e, para tanto, os mesmos devem ser vacinados duas vezes ao ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =